O profissional dessa área corrige o posicionamento dos dentes reestabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentárias por meio de aparelhos fixos ou móveis. Também trata a mal oclusão através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais da face, como os aparelhos removíveis. O tratamento ortodôntico pode ser realizado tanto em adultos, adolescentes ou em crianças, inclusive em alguns casos na dentição decídua. Existem vários tipos, os que são fixos, colados aos dentes e os móveis que podem ser removidos para comer e escovar os dentes. Existem várias marcas e modelos de aparelhos e na maioria das vezes o próprio paciente pode escolher entre os tipos de aparelhos disponíveis, se estes estiverem indicados e forem eficazes para seu tratamento. Entre eles estão:
Aparelho Removível Transparente (Invisalign)
Esse tratamento é o que há de mais inovador dentro da ortodontia em todo o mundo, é o processo de usar diversos alinhadores que gradualmente corrigem a posição dos dentes, sem a necessidade de colar braquetes e usar fios. Os alinhadores transparentes são personalizados e podem ser removidos para comer e escovar os dentes. Esses alinhadores são criados usando uma tecnologia líder do setor, a partir de um escaneamento digital que gerando uma imagem 3D precisa dos dentes e assim é montado um plano de tratamento totalmente individualizado pensando na qualidade, aparência e no conforto do paciente. Os alinhadores Invisalign são feitos de um material chamado Smart Track, aprovado pelo FDA e não contêm BPA, BPS, látex ou glúten. Eles são finos, transparentes e se encaixam perfeitamente nos dentes, o que os tornam praticamente invisíveis.
Trata-se de uma tecnologia surpreendente. Logo no início você já pode ver uma simulação de como seu novo sorriso ficará. Outra vantagem deste tratamento é a redução do número de consultas. Sim, o paciente precisará ir às consultas periódicas presenciais para checar o progresso do tratamento e pegar mais alinhadores, mas essa quantidade de visitas diminui consideravelmente se comparada ao tratamento com aparelhos fixos. O tempo total de tratamento depende da complexidade do diagnóstico de cada paciente, alguns casos podem ser concluídos em cerca de 6 meses. Os alinhadores são fáceis de remover, para que o paciente possa escovar os dentes e comer seus alimentos favoritos como faria normalmente em seu dia a dia, bem diferente dos pacientes que usam aparelhos fixos e precisam se privar de comer certos tipos de alimentos como bala, chiclete, chocolate, amendoim e pipoca.
Aparelho Fixo Convencional Metálico ou Estético
É o aparelho tradicional, onde os braquetes e todos os acessórios são colados ao dente. Ele pode ser metálico ou estético. Existem diferentes cores de borrachinhas que são colocadas nos braquetes para segurar o fio principal. Algumas pessoas se divertem com a possibilidade de poder selecionar uma nova cor a cada consulta, o que pode melhorar a expressão pessoal, autoestima e a vaidade.
A versão estética é popular em pacientes adultos, é uma boa opção para quem quer mais discrição, com um toque de charme durante o tratamento ortodôntico, entretanto não é indicado para casos complexos, com necessidade de grandes correções. Os braquetes estéticos podem ser de cerâmica ou safira. Safira é um material translúcido e muito resistente que não desgasta durante o tratamento. São cristalinos e praticamente desaparecem independentemente da cor do dente. É o único do mercado que mantém a estética durante todo o tratamento, pois, o material não mancha (não amarela), proporcionando inteira satisfação estética e segurança ao paciente.
Aparelho Fixo Autoligável Metálico ou Estético
São aparelhos ortodônticos cujos braquetes são os mais modernos e com maior tecnologia existente atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas para prender o fio principal ao braquete, proporcionando a diminuição do atrito entre o fio ortodôntico e o braquete, tornado possível a utilização de forças mais leves, porém constantes, mantendo o fio ativado durante mais tempo. Em alguns casos ele acelera o tratamento e é possível ver um alinhamento e nivelamento dentário em menos tempo. Uma das vantagens deste sistema é o fato de que nem todos os pacientes precisarão ir todo mês ao ortodontista. Sendo uma opção melhor para pacientes que não disponham de tempo, que viagem muito ou que residam em outra cidade.